19 de agosto de 2014

Não é só em Portugal que se cometem alarvidades

Em Espanha foi aprovado um decreto que faz com que as bibliotecas espanholas paguem direitos de autor sobre os livros que têm e emprestam. Quem teve esta ideia, com toda a certeza, vê o quanto isto pode beneficiar a cultura espanhola. E os autores? Ui, a quantidade de dinheiro que vão ganhar agora, porque a SPA lá do sítio terá meios (e muita vontade...) para fazer essa distribuição. E os editores? Com as bibliotecas com menos dinheiro está visto que vão comprar muito mais. Ninguém pensou que a biblioteca, quando adquiriu o livro, já pagou esses direitos de autor? E que a biblioteca presta um serviço público, de valor cultural? Não deveria o estado ser o primeiro interessado e defensor do direito à cultura para todos?

4 comentários:

Silent Man disse...

Ao ver notícias deste "calibre", às vezes pergunto-me que raio andam a fazer as mentes pensantes deste mundo. Supostamente, as pessoas que estão no Governo são inteligentes, fazem as coisas e tomam as suas decisões a pensar no bem-estar DO POVO. Tou a ver que continuo um anjinho nestas coisas...

Pedro disse...

Manobras de diversão para os leitores não se lembrarem de exigir todos mais de 50% do preço de capa dos livros que vendem, em vez dos típicos 10%.

(na verdade, deviam ser 70%, mas isto sou eu)

Ricardo disse...

Pedro, leitores ou autores?
É uma discussão que tenho frequentemente: como é que é possível que o principal responsável por uma obra literária (o autor) seja o menos recompensado em todo o processo (ok, fica à frente do estado, que recebe 6% de Iva). Vergonhoso.

Pedro disse...

Autores, sim. Isto foi um gigantesco acto falhado :D
Quando, na verdade, cada vez menos há trabalho de revisão e cada vez mais os custos de produção de um livro são cada vez mais baratos (sempre foram)