8 de agosto de 2014

Record a day - 1 - primeira banda que viste ao vivo



Foi a dois de junho de mil novecentos e noventa e dois, então com onze anos, que fui com o meu pai e o meu primo de dezasseis anos ver Guns n' Roses no estádio de Alvalade. Tinha a idade que a minha filha tem agora. Foi um concerto histórico, por tudo o que o rodeou (e, também, infelizmente) pelo mal que acabou por correr. Continuam a ser das minhas bandas de eleição, e aquele momento em casa do meu primo em que ele, pela primeira vez, tira o disco dois do Use You Illusion, mete no gira-discos e baixa a agulha, cirurgicamente, no You Could Be Mine continua a ser um dos momentos marcantes da minha vida. Eu, com a capa do disco na mão, soube que era aquilo que eu tinha que ouvir. Sugiro o Appetite For Destruction, por ser o primeiro e apanhar a banda numa forma excelente, embora para mim sejam todos igualmente brilhantes.

10 comentários:

A Mais Picante disse...

November rain.
(também vi esse concerto...)

Anónimo disse...

Apesar (e infelizmente ao nível de memórias recentes) de ter grande historial no Cinearte a ver Irmãos Catita desde tenra idade, em considerando concertos a sério, creio que tenho que ir até 1993. E quase dois de seguida:


11-07-93 - Depeche Mode, Alvalade.

O auge do Gahan na fase Rocker barbudo (e junkie). O álbum, obviamente, para essa altura Songs of Faith and Devotion. O concerto foi tão bom que nunca mais concebi a ideia de voltar a ir ver um concerto deles, mesmo quando voltaram a Portugal. Pancas...


15-08-93 - Prince, Alvalade

Não sou um devoto do Prince, mas reconheço que é um génio da música e da composição, que se deixou amarfalhar ali em partes do percurso.
O sacana do anão fez a malta esperar uma hora porque esteve a lançar umas bolas na nave de Alvalade. Soubesse eu isso e de bom grado lhe tinha lá ido dar uns abafos.
É-me difícil destacar um álbum (o da época era o Love Symbol), porque o que gosto dele vem de várias épocas e de vários discos.

SMak

Ricardo disse...

Depeche Mode nessa altura era só o I Feel You na MTV, e nada mais. Dois concertos épicos em Alvalade, estou a ver. Hoje em dia, tirando U2 e Rolling Stones (talvez Metallica...) não estou a ver nenhuma banda rock a a encher um estádio.

Leididi disse...

O primeiro concerto que vi foi o bryan adams tb em alvalade, acho eu. Era muito pequena e ainda delirava com o everything i do. Tambem quis ir ver os guns, tinha 12 anos, mas os meus pais nao deixaram. O meu avô comprou bilhetes para a minha tia e primas, que eram todas umas jovens na altura, e eu nadinha.

Anónimo disse...

Também fui ver esse concerto. Ficaram-me na memória os Faith no More e os, então, quase desconhecidos Soundgarden, que me viriam a acompanhar por toda a faculdade em horas e horas de estudo.


ps - já tinha ultrapassado a barreira dos 11 anos há um tempo... (cof! cof!)

Ricardo disse...

Na realidade podemos considerar os Soungarden como a primeira banda que vi (embora não os conhecesse na altura), Faith No More já conhecia e gostava e tenho pena de não os ter visto outra vez.

Anónimo disse...

Não tendo visto esse, vi três vezes Faith No More.

1º Superbock SuperRock, 1995 (acho que deve ter sido o primeiro festival a sério que fui)
Curiosamente, descobri agora mesmo que há um clip com o concerto todo na net, coisa que não julgava possível - https://www.youtube.com/watch?v=XlfrwNPligk

2º Coliseu Lisboa 1998 (tecnicamente foi o "último" concerto deles no final da tournée do Album of the Year, dado que ficaram no congelador para aí uns 8/10 anos depois disso. Tinha aquele orgulho/mágoa de dizer que tinha ido ao último concerto de FNM - https://www.youtube.com/watch?v=tKVn37FZTnQ

3º Optimus Alive 2010 - Uma fase diferente, o Patton sempre um craque como mestre de cerimónias e um concerto que, por outras razões, ainda tem muito mais memórias especiais para mim (e também se encontra na íntegra facilmente no youtube).


Soundgarden tenho muita pena de nunca ter chegado a ver e nem ter visto a versão nem é carne, nem é peixe de Audioslave me deixou satisfeito.

SMak

Ricardo disse...

Não fazia ideia que esse concerto tava no youtube, que brutal! Obrigado! Foi daqueles que gostava muito de ter ido, tal como o "último". Vi o do Alive na tv e também não achei mau.

Anita disse...

O meu concerto "à séria" também foi esse de GN'R. Tinha 17 anos, fui sozinha, entrei às 14h no estádio - sem bilhete xD disse ao segurança que ia trabalhar para os hamburgers e lá fui eu ouvir soundchecks e ver a malta a entrar a correr estádio dentro e cair pelo caminho até ao palco :D
Depois disso, Metallica também no Estádio de Alvalade, com The Cult e Suicidal Tendencies, e novamente Metallica, no Meo Arena, há 4 anos! Grande concerto!
Depeche Mode, Pavilhão Atlântico - 2006
Marillion - Aula Magna 2007 ☺

Ricardo disse...

Gostava muito de ter ido a esse de Metallica, em Alvalade.